top of page

TJRJ disponibiliza ferramenta para pesquisa de abertura de firma

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Através da nova ferramenta do Portal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é possível localizar onde determinada pessoa física possui Firma aberta:



O reconhecimento de firma é um procedimento extrajudicial que tem como objetivo atestar que determinada assinatura é da pessoa indicada no documento apresentado.


O indivíduo pode abrir firma em qualquer Cartório de Notas, ou seja, deixar registrado no sistema interno do cartório extrajudicial a sua assinatura pessoal para posterior consulta e atestado de veracidade.


A firma pode ser reconhecida por semelhança (ato de reconhecimento de firma através do qual é feita a comparação entre a assinatura constante no documento e as assinaturas constantes na ficha de firma do interessado. O reconhecimento de firma por semelhança atesta que a assinatura constante no documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado no cartório) ou por autenticidade (ato de reconhecimento de firma através do qual é certificado que o interessado compareceu ao Cartório, foi identificado, e assinou o documento e o Livro de Termo de Comparecimento na presença do tabelião ou escrevente. Neste caso, o signatário deve comparecer pessoalmente ao Cartório).


Fonte: TJRJ

palavras-chave: reconhecer firma - cartório - tribunal de justiça rio de janeiro

2.270 visualizações0 comentário
bottom of page