top of page

Até que o divórcio nos separe: como terminar um casamento amigavelmente

Entre as muitas coisas que a Covid-19 tornou mais difícil está o divórcio, tanto logisticamente devido ao fechamento do sistema legal, quanto emocionalmente. Muitos ao redor do mundo já estão se sentindo isolados e o divórcio pode exacerbar esses sentimentos.


“O divórcio é inerentemente um processo solitário”, diz a Dra. Viola Drancoli, uma psicóloga clínica baseada em Munique que atende pacientes remotamente na América do Sul e do Norte, África, Ásia e Europa. “Amigos e parentes podem ter uma série de reações ao fim do casamento”, diz ela. “Eles podem ficar ressentidos com um parceiro, distanciar-se ou mesmo culpá-lo. Isso significa que fontes importantes de apoio social podem desaparecer repentinamente.” Barreiras também podem surgir para casais ou indivíduos quando uma certa cultura ou religião não concorda com o conceito de divórcio.


E, no entanto, o divórcio é uma realidade para um número crescente de pessoas em todo o mundo, resultado de uma tempestade perfeita de condições relacionadas à pandemia que podem incluir aumento do estresse devido a problemas de saúde, ou desemprego e muito mais tempo passado ​​juntos em casa. Nos Estados Unidos, as taxas de divórcio dispararam mais de 34% nos primeiros quatro meses da pandemia, com as separações de recém-casados ​​dobrando para 20%. Advogados na Itália relataram algo semelhante: um aumento de 30% à medida que os casais saíam do isolamento. Um aumento no número de divórcios no Japão, por sua vez, lançou um novo termo nas mídias sociais daquele país: “Divórcio corona”.


Mesmo as culturas onde os cidadãos são tradicionalmente relutantes em pedir o divórcio, como Turquia, China e Canadá, experimentaram um aumento, diz o Dr. Drancoli. “O estresse da pandemia, a ansiedade, a situação de trabalho instável, as 'notícias', o fato de estar trancado e confinado a um espaço contribuem para o aumento dos conflitos entre os parceiros”, diz ela. “Há poucas oportunidades para um‘ intervalo ’ou férias.”


Como se separar amigavelmente, em vez de amargamente


O Dr. Drancoli diz que a separação amigável geralmente depende do acordo mútuo de que o divórcio é a melhor opção. Isso pode ser raro, mas é mais provável nos casos em que os casais tiveram acesso a aconselhamento profissional. “Freqüentemente, os divórcios são acompanhados por lesões emocionais e graves decepções sentidas por um ou ambos os parceiros”, diz o Dr. Drancoli. “Do ponto de vista da saúde mental, este é o momento de consultar um profissional e processar a decepção, lamentar as perdas e, eventualmente, chegar a um estado de aceitação e até perdão. Esses são fatores que podem tornar o divórcio mais amigável. ” Casais capazes de navegar pelo processo rapidamente, entretanto, normalmente têm uma chance melhor de permanecer amigos.


Encontrar os recursos que funcionam para você


Embora recursos remotos estejam disponíveis, incluindo aconselhamento jurídico e psicológico, pode ser difícil saber por onde começar a pesquisar. Barbara Reeves, sócia de direito da família da Mishcon de Reya, uma empresa com escritórios em Londres e Cingapura, diz que quando um casal está pensando em se separar, raramente é necessário chamar os advogados imediatamente, especialmente devido ao excesso de informações online sobre a família a lei pode, ironicamente, fazer as pessoas se sentirem mais confusas e menos apoiadas.


No Reino Unido, aqueles que procuram entender o processo judicial podem primeiro recorrer a recursos como o Citizens Advice, enquanto a Resolução coletiva de direito da família pode oferecer aos casais ajuda jurídica apropriada para sua situação e orçamento. Reeves quase sempre sugere que os casais considerem o aconselhamento psicológico também, mesmo quando ambas as partes estão de acordo. “Isso pode ajudar cada um a gerenciar suas próprias respostas emocionais e a estabelecer métodos apropriados de comunicação sobre divergências”, diz ela. Ela aponta para serviços de aconselhamento online, como o Relate, que oferece aconselhamento por vídeo e acesso a recursos de autoajuda, bem como chats gratuitos na web para as pessoas afetadas pela pandemia.


Como Tuscano e seu futuro ex-marido experimentaram, um dos maiores obstáculos para a separação de casais é a negociação de finanças, geralmente exacerbada pelas condições atuais em que a segurança dos empregos, a viabilidade futura dos negócios e a estabilidade dos preços das casas são todos incertos. “Esse problema costuma ser mais agudo para as mulheres, que provavelmente foram as principais cuidadoras dos filhos e, portanto, têm uma renda e economia mais baixa para a aposentadoria”, diz ela.


Antes de tomar qualquer decisão significativa sobre como prosseguir com a divisão, ela sugere falar com um consultor financeiro - isso pode ser feito por telefone - para explorar a acessibilidade das opções, o que pode ajudar a reduzir o estresse de falar sobre dinheiro. Os casais também podem considerar uma avaliação neutra antecipada, em que um advogado fornece uma indicação a ambas as partes sobre o que aconteceria se eles levassem seu caso aos tribunais - uma dica útil e, muitas vezes, que economiza tempo e dinheiro do que esperar o tribunal.


Pode ser difícil agora, mas a compaixão é a chave


Embora certos recursos possam de fato ajudar a facilitar uma transição mais tranquila, em última análise, diz Reeves, como um casal lida com a separação depende inteiramente das duas pessoas envolvidas. “Na minha experiência, a melhor maneira de um casal manter o divórcio amigável é manter uma mentalidade aberta e compreensiva e tentar ver as coisas da perspectiva do outro lado, mas muitas vezes é mais fácil falar do que fazer”, diz ela. “Mas, acima de tudo, descobri que é importante ter um entendimento genuíno de que para cada ação, há uma reação. E o que pode parecer satisfatório no momento, muitas vezes pode causar acrimônia e dor desnecessárias mais adiante. ”


Fonte: Vogue


15 visualizações0 comentário
bottom of page