• Bravo Godoy Perroni Advocacia

Cartas na Mesa

Atualizado: Mai 6

A conversa com o paciente sobre suas preferências ao final da vida é uma das mais importantes que acontecem ao longo do acompanhamento. Ainda assim, muitos profissionais encontram dificuldade em iniciar essa conversa tão delicada.


A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, através de sua Comissão Permanente de Cuidados Paliativos, buscou um recurso facilitador. “Cartas na Mesa” (Go Wish®) é mais do que um jogo. É uma oportunidade para ouvir os pacientes, facilitando para eles a expressão das suas vontades e preferências em relação ao final da vida.


“Cartas na Mesa” foi desenvolvido nos EUA como um jogo autoaplicável para o público leigo, em duas modalidades: Paciência e Duplas. No entanto, em função da complexidade da temática do final da vida, a SBGG oferece orientações adicionais aos profissionais para que esse recurso seja utilizado de uma forma mais segura e consequente no Brasil.


“Cartas na Mesa” é composto de uma caixa, um manual de instruções e 36 cartas. As cartas e a caixa existem em duas versões, nas cores azul e laranja, para que duas pessoas possam jogar ao mesmo tempo sem confundir as suas cartas.


Esse material é pioneiro no Brasil. A SBGG tem um acordo de exclusividade com a Coda Alliance para o desenvolvimento e a comercialização da versão brasileira.



Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia


bgp@bgpadv.com.br

Posts recentes

Ver tudo