top of page

Tribunal de Justiça disponibiliza manual para simplificar o “juridiquês”

A OABRJ realizou evento sobre o tema e explicou a importância de uma boa comunicação


Com o objetivo de facilitar o entendimento da população sobre os assuntos jurídicos, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro está lançando o Manual de Linguagem Simples. A iniciativa formula uma comunicação clara e objetiva para combater o famoso “juridiquês”.


O TJRJ reforça que os benefícios da cartilha desenvolvida pelo Laboratório de Inovação IdeaRio, do Departamento de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria-Geral de Governança, Renovação e Compliance, aumentam a produtividade dos colegas do Direito com a redução de tempo e de recursos necessários para interpretar os ofícios. O Tribunal também prevê que a população compreenda, sem a necessidade de terceiros, as leis e regulamentos que afetam a sua vida.


Além do Manual de Linguagem Simples, o TJRJ desenvolveu o “Glossário Jurídico” para catalogar diversos termos do Direito (veja aqui) e o “Vocabulário de Imagens”, representando termos da linguagem jurídica por meio de recursos visuais (acesse já).


Na terça-feira, dia 27, a Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ promoveu evento para debater o uso do juridiquês no dia a dia da advocacia. No evento, os palestrantes ilustraram os casos em que o uso de termos técnicos é aplicado e a importância de uma comunicação clara e efetiva para o sucesso profissional. Assista a palestra na íntegra no canal da Ordem no YouTube.


Fonte: OAB/RJ


bgp@bgpadv.com.br

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page