Projeto ‘Simplificar’ foi criado pela magistrada Aline Vieira Tomás, da 2ª Vara de Família de Anápolis. Decisões ilustrativas são encaminhadas às partes por meio de aplicativo de mensagens.
A juíza goiana Aline Vieira Tomás resolveu “traduzir” as sentenças de forma didática para facilitar o entendimento dos documentos, em Anápolis, a 55km de Goiânia. Em alguns casos, a magistrada, da 2ª Vara de Família, simplificou uma decisão de divórcio com ilustrações, tópicos e até uma linha do tempo que explica o processo.
O projeto "Simplificar", do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), surgiu em julho deste ano. Segundo a magistrada, a linguagem jurídica pode ser complexa para muitas pessoas por isso, ela resolveu tornar o assunto mais compreensível para quem lê. Ao publicar a decisão no sistema do TJ, as partes e advogados recebem o resumo por meio de aplicativo de mensagens.
"Comecei a perceber que a maior parte dos contatos que eu recebia após sentenciar os processos, eram de partes que iam até o Judiciário para buscar esclarecimentos sobre o que havia sido decidido. Foi aí que surgiu a ideia de transformar a linguagem jurídica em um resumo ilustrado", explicou Aline.
De acordo com a juíza, cada processo tem um tipo diferente de resumo com imagens, cores e frases curtas. Ela ainda ressaltou que é a única que atua com o projeto em Goiás.
"São utilizados elementos gráficos para que a linguagem jurídica seja traduzida de forma que qualquer pessoa possa entender. Temos recebido elogios de autores e réus desde o lançamento do projeto", pontuou.
Fonte: Globo.com
Коментарі