• Bravo Godoy Perroni Advocacia

Juíza goiana resolve 'traduzir' sentenças para facilitar entendimento das decisões


Projeto ‘Simplificar’ foi criado pela magistrada Aline Vieira Tomás, da 2ª Vara de Família de Anápolis. Decisões ilustrativas são encaminhadas às partes por meio de aplicativo de mensagens.


A juíza goiana Aline Vieira Tomás resolveu “traduzir” as sentenças de forma didática para facilitar o entendimento dos documentos, em Anápolis, a 55km de Goiânia. Em alguns casos, a magistrada, da 2ª Vara de Família, simplificou uma decisão de divórcio com ilustrações, tópicos e até uma linha do tempo que explica o processo.


O projeto "Simplificar", do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), surgiu em julho deste ano. Segundo a magistrada, a linguagem jurídica pode ser complexa para muitas pessoas por isso, ela resolveu tornar o assunto mais compreensível para quem lê. Ao publicar a decisão no sistema do TJ, as partes e advogados recebem o resumo por meio de aplicativo de mensagens.


"Comecei a perceber que a maior parte dos contatos que eu recebia após sentenciar os processos, eram de partes que iam até o Judiciário para buscar esclarecimentos sobre o que havia sido decidido. Foi aí que surgiu a ideia de transformar a linguagem jurídica em um resumo ilustrado", explicou Aline.


De acordo com a juíza, cada processo tem um tipo diferente de resumo com imagens, cores e frases curtas. Ela ainda ressaltou que é a única que atua com o projeto em Goiás.


"São utilizados elementos gráficos para que a linguagem jurídica seja traduzida de forma que qualquer pessoa possa entender. Temos recebido elogios de autores e réus desde o lançamento do projeto", pontuou.


Fonte: Globo.com


bgp@bgpadv.com.br

0 visualização0 comentário